A desinfecção tem por objetivo a remoção ou eliminação de microrganismos que estão em superfícies, objetos e no ar, através de processos físicos e/ou químicos.

Dentre as formas de contaminação, a que ocorre através do ar, é a de mais difícil proteção, o que pode ser visto com a epidemia da COVID-19.

A Meister Safe desenvolve sistemas de tratamento e desinfecção do ar, que de maneira segura e sem ruído, elimina vírus, bactérias e fungos causadores de doenças. O SIRONA (foto acima) é um dosaparelhos de desinfecção do ar e podem ser instalado no teto, como na figura, na parede, ou onde for mais adequado.

Como a desinfecção controla os microrganismos?

O controle de microrganismos ocorrerá por uma redução da carga microbiana. A carga microbiana é reduzida pela morte dos microrganismos, decorrente da perda de capacidade reprodutiva, por danos causados à parede celular, à membrana citoplasmática, à enzimas proteicas ou, ao RNA e DNA.

foto: pixabay

O que é desinfecção química?

É a eliminação de bactérias, fungos, vírus, esporos através de agentes químicos, tais como: Quartenários de amônia, Biguanidas, Álcoois, Fenóis e Bifenóis, Halogênios, Aldeídos, agentes tensoativos,metais(Ag, Hg, Cu),entre outros.

foto: pixabay

O que é desinfecção física?

É a eliminação de bactérias, fungos, vírus, esporos através de agentes físicos, tais como: calor (úmido ou seco), filtração, baixas temperaturas, alta pressão, dessecação, pressão osmótica, radiação.

Como os processos químicos destroem os microrganismos?

Os processos químicos irão danificar as estruturas das paredes celulares bacterianas, membranas plasmáticas, ou ocorrer ligações cruzadas entre macromoléculas, intercalação de DNA, interação com grupos tióis (sulfidrilas), ou ainda oxidação.

Foto:pixabay

Como processos físicos destroem os microrganismos?

O calor, um dos meios físicos de desinfecção, irá promover a desnaturação das proteínas. A dessecação, por sua vez, irá interromper o metabolismo bacteriano.

A radiação poderá ser ionizante ou não ionizante. A radiação ionizante ocorre através dos raios gama, raios X, feixes de elétrons de alta energia que ionizam a água, formando radicais hidroxila altamente reativos.

A radiação ultravioleta é uma radiação não ionizante,que para atingir seu máximo desempenho dependerá do comprimento de onda, intensidade, distância da fonte, duração da exposição.O mecanismo de extermínio, ocorrerá pela alteração do RNA ou DNA pela formação de dímeros, como exemplificado na figura abaixo.

Desinfecção do ar

Fonte: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/community/ventilation/uvgi.html

Segundo o CDC,

A irradiação germicida ultravioleta, ou UVGI, é o uso da energia ultravioleta (UV) para matar organismos virais, bacterianos e fúngicos. As luminárias UVGI produzem energia UV-C, que tem comprimentos de onda mais curtos do que os raios UV-A e UV-B mais penetrantes e representam menos risco para a saúde humana. O UVGI do teto (UVGI Upper Room) refere-se a uma zona de desinfecção de energia UV localizada acima das pessoas nos quartos que ocupam. Isso mata patógenos transportados pelo ar na sala onde eles são liberados. As luminárias são instaladas para evitar exposição direta das pessoas presentes na salaaos raios UV.

A Meister Safe é uma empresa que emprega o UVGI, na desinfecção física de superfícies e para desinfecção do ar ambiente interno.

Nossos produtos estão em um nível excepcional de desempenho e qualidade, não apenas porque cumprem com as normas regulamentadoras internacionais, mas foram submetidos a rigorosos testes executados em conceituadas Universidades Federais.

Nossos processos foram submetidos à ANVISA que nos concedeu o aval de aplicação.

Fazemos parte de conceituados órgãos e associações como a ASTM, ABNT e IUVA. Como resultado, você pode ter certeza que nossos produtos são alguns dos melhores do mundo.

Deixe seu comentário