Desinfecção é o processo que visa eliminar os microrganismos patogênicos de superfícies e objetos de qualquer tipo de ambiente — seja residencial ou comercial. Para sua realização, é preciso utilizar produtos que tem o objetivo de exterminar os esporos bacterianos de forma química ou física. Saiba qual é a diferença entre elas.

O primeiro ponto que é preciso entender é que a eficiência está totalmente atrelada ao nível que se espera do processo como um todo, respeitando as características do ambiente.

O que é a desinfecção química e a física

A desinfecção química é realizada por meio de produtos toxicológicos e químicos, como água sanitária, detergentes, etc.

Estes, se não administrados corretamente, podem prejudicar a saúde de quem está no ambiente. 

Além disso, a desinfecção química é molhada. Isso significa que ela exige que o produto esteja em contato com a água e molhe a superfície que está sendo limpa.

Já a desinfecção física é realizada com o auxílio de equipamentos e métodos que utilizam calor ou luz como agente desinfetante. Estes garantem maior controle e menor risco operacional durante a limpeza.

Neste caso, a desinfecção física pode ser realizada por meio da luz ultravioleta. De forma inodora, incolor, insípida e sem molhar.

A luz UV-C utilizada em processos de desinfecção, é produzida artificialmente.

Leia mais: Contaminação do vírus por aerossóis: como manter os ambientes com o ar descontaminado e seguro para todos?

O processo de desinfecção física não é demorado. Ele é baseado em variáveis segundo o tipo do ambiente e mensura: tempo de exposição, intensidade, distância

Também é preciso atentar-se para o fato de que diferentes patógenos requerem diferentes níveis de UV-C para desativá-los.

Ou seja, não há uma fórmula pronta para utilizar a luz UV-C. Por isso, faz-se necessário ter um projeto personalizado e bem executado por especialistas no assunto, como a Meister Safe.

Conheça os benefícios da desinfecção física:

  • Bactérias, vírus, esporos, fungos, bolores e ácaros são todos sensíveis aos raios UV-C e podem ser eliminados por eles;
  • Os microrganismos não adquirem resistência aos raios UV-C, o que só ocorre com desinfetantes químicos e antibióticos;
  • Os raios ultravioleta são ecológicos. Ao usar desinfetantes normais, a poluição ambiental é inevitável;
  • Desinfetantes químicos geram riscos graves de inalação direta de vapores ou ingestão de alimentos contaminados após entrarem em contato direto com desinfetantes químicos;
  • Onde o uso de desinfetantes químicos não for possível ou contra indicado, o uso de raios ultravioleta no processo de desinfecção pode reduzir a quantidade necessária, o que permite economias significativas de custos e é melhor para o meio ambiente;
  • Os aparelhos de raios UV-C podem ser instalados na maioria dos ambientes e podem ser programados para manter o mesmo nível de desinfecção dia e noite, garantindo condições ideais de higiene sem qualquer flutuação de qualidade. Em contraste, os desinfetantes químicos são mais eficazes no momento do uso.

Eleve a proteção e segurança do ar dos ambientes com a desinfecção UV-C

Conte com um time especializado e consultivo que irá entender o ambiente da sua organização e propor as soluções que são tendência no mercado, protegendo e eliminando vírus e bactérias do ar.

Conheça a Meister Safe e as soluções de luz ultravioleta para implantar um ambiente confiável e seguro na sua empresa.

A MEISTER SAFE SYSTEM® oferece a desinfecção integral do ar dos ambientes e superfícies de forma rápida, segura, e altamente confiável para clientes, funcionários e profissionais, aplicável a qualquer tipo de negócio. Conheça todas as possibilidades.

Deixe seu comentário