Você já teve uma dor de cabeça súbita, olhos irritados ou começou a espirrar assim que entrou em um escritório ou outro ambiente fechado?
Isso acontece com mais frequência do que imaginamos, mas raramente ligamos esses sintomas à qualidade do ar que respiramos. Poucas vezes pensamos que o ar que entra em nossos pulmões pode estar cheio de pequenos inimigos invisíveis, como ácaros, fungos, bactérias, vírus e até produtos químicos que podem afetar nossa saúde de maneira que nem percebemos.
Entender a Qualidade do Ar em Ambientes Internos é o primeiro passo para lidar com essa questão. Qualidade do Ar Interno, ou QAI, é um jeito chique de dizer como o ar dentro dos prédios nos afeta. E isso não é só sobre a temperatura ou se somos confortáveis, é sobre a nossa saúde!
Já reparou que muitos prédios comerciais têm janelas que não abrem? Isso é resultado de uma crise de energia nos anos 70. Prédios à prova de vento podem ser eficientes em economizar energia, mas também significam que todos estão compartilhando o mesmo ar o tempo todo.
E o que tem nesse ar? Bem, pode ser de tudo, desde poluentes vindos de dentro dos prédios, como tintas e produtos de limpeza, vírus, bactérias, ácaros, fungos, até coisas da rua, como poluição e fumaça.
Então, como conseguir ar saudável dentro de casa e no trabalho? Existem algumas maneiras de fazer isso:
Ventilação: Isso significa trazer ar fresco de fora. Se você puder abrir as janelas, isso é ótimo! Mas em muitos prédios isso é impossível, pois foram construídos justamente para não terem janelas abertas e economizarem energia no sistema de climatização do local.
Filtragem: Usar filtros para capturar coisas ruinas no ar. É como uma peneira para o ar!
A filtragem implica em manutenção frequente dos filtros o que encarece o processo, além do que os filtros não são totalmente eficazes em reter certos microrganismos.
Desinfecção: Usar tecnologias como luz ultravioleta para matar vírus, bactérias e ácaros.
É como uma “super faxina” para o ar! A Meister Safe oferece uma linha completa de tratamento para desinfecção do ar, garantido por testes laboratoriais e com permissão da Anvisa na aplicação do processo, pensado para pessoas que sofrem de alergias, prevenção de doenças infecciosas e alívio dos sintomas provenientes dos “Prédios Doentes”.
A má notícia é que muitas vezes, dentro de prédios o ar não é tratado adequadamente, o que pode causar problemas de saúde, como dores de cabeça e alergias. Por isso, é importante pensar sobre a qualidade do ar em sua casa e no trabalho.
Em nossa vida corrida em busca de sucesso e conforto, é fácil esquecer o quão importante é o ar que respiramos. Lembre-se de que a saúde, o conforto e a harmonia estão ao nosso alcance quando cuidamos da qualidade do ar. Todos nós devemos compartilhar essa preocupação.
O que você tem feito para garantir que o ar que você e os outros respiram seja saudável? Já parou para pensar nisso?
5 benefícios da luz UV-C para a segurança dos pacientes