1- Como ocorre o processo de desinfecção na faixa do espectro C, que é germicida?

A luz ultravioleta, junto com todas as outras formas de radiação eletromagnética, vem em pacotes de energia chamados “fótons”.

Os fótons ultravioleta são particularmente energéticos e, quando absorvidos em moléculas, podem causar a quebra de ligações (fotoquímica). A radiação UV-C, através dos fótons, são absorvidos pelo DNA e RNA (o código genético de todas as formas de vida), mudando sua estrutura. Esse dano inibe a capacidade de reprodução das células afetadas, o que significa que elas não podem infectar e não são mais perigosas.

3- Quanto tempo a luz ultravioleta leva para inativar os microrganismos?

Não é um processo demorado, no entanto muitas variáveis estão envolvidas. O tempo de exposição, intensidade, distância (quão longe a fonte está do alvo) fazem parte destas variáveis.
Além disso, como diferentes patógenos requerem diferentes níveis de UV-C para desativá-los, não há uma fórmula pronta para sua utilização, daí a necessidade de um projeto bem executado por especialistas no assunto, como a Meister Safe.
Nossos projetos, levam em conta toda esta complexidade, eliminando suposições e fornecendo uma dose calculada de energia diretamente para o alvo.

4-Quais as limitações do UV-C na desinfecção do ar e de superfícies?

Os microrganismos suspensos no ar são suscetíveis à radiação ultravioleta germicida. No entanto, o ultravioleta germicida não penetra na maioria dos materiais comuns, como tecido, papel, vidro comum e a maioria dos plásticos. Portanto, qualquer superfície ou item que precise ser exposto ao ultravioleta germicida deve ter um caminho direto e ininterrupto para os raios da lâmpada ultravioleta germicida.

5- Quais materiais a luz UV-C consegue penetrar?

A maioria dos materiais bloqueiam a passagem do comprimento de onda germicida (253,7 nm). Alguns poucos, incluindo quartzo e certos plásticos, que permitem a passagem da radiação UV, mas apenas, se estes possuírem poucos milímetros de espessura.
Vidros de janela comuns, policarbonato e outros materiais transparentes através dos quais é possível ver a luz azulada, que é a faixa visível da radiação emitida pelas lâmpadas de UV-C, não possibilitam a passagem da radiação UV-C, atuando como um barreira.

6- Qual o efeito do UV-C nas superfícies plásticas?

Os raios UV-C são semelhantes aos raios solares, mas não transmitem calor. E assim como os raios solares, eles tendem a produzir o amarelamento em plásticos que ficam expostos por longos períodos de tempo (especialmente plásticos de cor branca).

7- Se a luz UV-C não é visível ao olhos humanos, o que é a luz azul que enxergamos quando a lâmpada germicida está em funcionamento?

Essas lâmpadas emitem cerca de 90% no comprimento de onda de 254 nm, que é invisível ao olho humano e tem um forte poder germicida. Os 10% restantes da radiação emitida pela lâmpada são no espectro visível no comprimento de onda que nossos olhos identificam como a cor azul.

Quer saber um pouco mais sobre : Como o ultravioleta funciona ?
Consulte algumas das nossas fontes de referência:

https://www.rehva.eu
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/php.12093
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7459510/
htpps://iuva.org
https://www.ashrae.org

Deixe seu comentário