Você sabia que muitas doenças são transmitidas através do ar? Isso significa que os vírus também podem estar nele. O vírus que causa a COVID-19 é um exemplo. Por estar no ar, as chances de contágio são muito altas, principalmente em ambientes fechados. Diante disso, fica a questão: como desinfectar o ar do transporte coletivo.
De acordo com o Travel Medicine and Infectious Disease, foram encontradas partículas de Sars-Cov-2 (o vírus do novo coronavírus) em amostras de ar que alcançaram até 4,8m de distância da fonte transmissora. Ou seja, apenas a distância de 2m não seria suficiente para proteger, principalmente em lugares não muito ventilados.
Por isso, é recomendado realizar a descontaminação do ar, para mantê-lo seguro aos usuários. Pensando nisso, um projeto de Lei foi criado, aguardando aprovação, para implantação de equipamento de desinfecção no transporte coletivo.
O Projeto de Lei 3965/20 torna obrigatória a instalação de equipamento de desinfecção de ar em veículos de transportes coletivos, como ônibus e metrô.
O equipamento mais recomendado para tal ação é o de Luz UV-C. Saiba como funciona a seguir.
Equipamento de luz UV-C para desinfecção do transporte coletivo
A luz ultravioleta é uma onda eletromagnética que produz pacotes de energia chamados de fótons. Estes fótons são altamente energéticos e, quando absorvidos em moléculas, podem causar a quebra de ligações — fotoquímica. Assim, a radiação UV-C realizada por meio dos fótons, é absorvida pelo DNA e RNA (o código genético de todas as formas de vida), mudando a estrutura dos microrganismos. Esse dano inibe a capacidade de reprodução das células afetadas, o que significa que elas não podem infectar e não são mais perigosas.
Em ambientes fechados, esse processo é fundamental, já que o ar não circula com tanta facilidade e a possibilidade de infecção é mais elevada.
Por meio do equipamento de luz UV-C, os microrganismos suspensos no ar do transporte coletivo são suscetíveis à radiação ultravioleta germicida. Desta forma, o espaço fica protegido.
Assim, o ambiente do transporte coletivo, que conta com o projeto específico de biossegurança da Meister Safe, reúne o que há de mais moderno e eficaz na desinfecção de ar e de ar combinado com as superfícies críticas, que são os lugares onde pessoas normalmente encostam as mãos no transporte. Com este sistema, há a diminuição significativa do risco de contágio de uma doença propagada pelo ar ou pelo contato com superfícies contaminadas.
Para combatermos os microrganismos causadores de doenças, o tratamento do ar é muito importante. Se estiver aliado com a correta higienização das mãos, mesmo após a pandemia, teremos uma diminuição drástica de doenças, não só COVID, mas gripes, tuberculose, rotavírus, entre outros. O uso de máscaras estará indicado enquanto as autoridades sanitárias determinarem .
Eleve a proteção e segurança do ar no transporte coletivo com a desinfecção UV-C
Conte com um time especializado e consultivo que irá entender o ambiente de cada transporte coletivo e propor as soluções que são tendência no mercado, protegendo e eliminando vírus e bactérias.
Conheça a Meister Safe e as soluções de luz ultravioleta para ter um transporte coletivo seguro e protegido.
A MEISTER SAFE SYSTEM® oferece a desinfecção integral do ar dos ambientes e superfícies de forma rápida, segura, e altamente confiável para passageiros e funcionários que atuam nos espaços. O sistema de tecnologia ultravioleta para biossegurança, é aplicável a qualquer negócio, e até mesmo em residências. Confira abaixo soluções para alguns tipos de negócios, lembrando que o sistema pode ser aplicado em qualquer espaço. Conheça todas as possibilidades.