É fácil subestimar a gravidade das doenças respiratórias. Afinal, todos nós já enfrentamos um resfriado ou uma queixa em algum momento de nossas vidas, e muitas vezes tratamos esses episódios como algo trivial.
No entanto, a verdade é que as doenças respiratórias vão muito além de um simples nariz entupido ou uma tosse persistente. Elas podem se manifestar de formas mais severas, como a asma, a bronquite crônica, a pneumonia e outras condições que comprometem seriamente a saúde pulmonar.
Só para exemplificar, as alergias respiratórias como rinites alérgicas, asma e sinusites acometem cerca de 30% da população mundial, comprometendo a qualidade de vida e bem-estar.Dados apontam que no Brasil, a asma e rinite são duas das principais causas de hospitalizações.
Ainda segundo a OMS estima-se que, todos os anos, de 5% a 10% da população mundial seja infectada pelo virus da gripe, o influenza. Anualmente são notificados cerca de 1 bilhão de casos da doença.Destes, entre 290.000 e 650.00 em média evoluem para o óbito, e entre 3 a 5 milhões de pessoas com casos considerados graves.
Os sintomas mais comuns incluem dores nasais, dores de cabeça, produção de muco, dificuldade para respirar, falta de ar, “chiado” no peito e prurido nasal.
Esses sintomas, no entanto, nos levam a uma dúvida bem frequente: como saber se estou com gripe ou alergia respiratória, já que alguns sintomas se assemelham?
A gripe é uma infecção viral causada pelo virus da influenza.Os sintomas típicos da gripe, como tosse, espirros e congestão nasal, geralmente surgem rapidamente e são acompanhados de febre alta, dores no corpo, calafrios, fadiga intensa e dores de cabeça.
Doenças respiratórias como gripes, resfriados, covid dentre outras, são causadas por vírus que podem ser transmitidos por gotículas respiratórias expelidas por tosse ou espirros.
Outra forma bem comum de transmissão ocorre pelo ar. Esses vírus podem permanecer suspensos no ar por um período de tempo, contaminando o ambiente e facilitando a transmissão entre as pessoas que frequentam o mesmo local.
É importante destacar que esses vírus podem ser transmitidos mesmo antes da manifestação dos sintomas, tornando a prevenção um desafio ainda maior.
Nestes casos medidas de desinfecção do ar, como os equipamento de desinfecção do ar Sirona Star da Meister Safe, são as mais indicadas pois atuarão de forma contínua eliminando microorganismos que estão no ar provenientes de doenças das quais nem mesmo temos conhecimento prévio de nossa própria infecção, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos.
A alergia respiratória, por sua vez, é uma resposta do sistema imunológico a alérgenos como poeira, ácaros, fungos e mofos dentre outros.Os sintomas serão variados de acordo ao tipo de alergia, podendo incluir espirros, coriza, olhos vermelhos , tosse, congestão nasal.
No contexto das alergias, o Sirona Star da Meister Safe desempenha um papel importante ao ajudar a reduzir os desencadeantes das reações alérgicas como os ácaros, mofos e fungos presentes principalmente em ambientes, úmidos, fechados e mal ventilados.
Embora os equipamentos que tratam o ar não possam promover cura , esses produtos auxiliam na minimização dos riscos ao eliminar os microorganismos causadores.
E é sempre importante o alerta: se você estiver sentindo sintomas persitentes ou recorrentes, é recomendável buscar avaliação de um médico especialista, como alergista ou pneumologista.Esses profissionais podem avaliar seus sintomas para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Não deixe que as doenças respiratórias limitem sua vida. Com os cuidados adequados e o uso dos equipamentos de desinfecção do ar Meister Safe , é possível desfrutar de um ambiente mais seguro e saudável.
Invista na sua saúde respiratória e aproveite a vida ao máximo.Estamos aqui para apoiá-lo nessa jornada!
Que texto elucidativo ! E vamos purificar o ar que respiramos para melhor qualidade de vida !